Boa tarde meninas e meninos que amam a silhouette…
Meu primeiro PAP em parceria com a Serilon Shop escolhi trazer um dos grandes desafios de montagem que as pessoas encontram .
 Como sempre vejo o pessoal comentando da dificuldade de montar as letras 3D , resolvi compartilhar algumas das técnicas e dicas que aprendi ao montar essa letrinhas queridas.
Para esse projeto, eu utilizei a minha Silhouette Cameo , minha principal e preferida ferramenta de trabalho, que me permite realizar com facilidade e praticidade trabalhos que antes exigiam uma diversidade de ferramentas. Quem  desejar adquirir , pode fazer pela Serilon Shop http://www.serilonshop.com.br/categoria/linha-silhouette/sub_linhasilhuette/mini-plotter.
PASSO A PASSO
Primeiro vamos a Loja online da Silhouette para adquirirmos as letras desejadas.
 Em seguida pesquisamos no loja pelo nome “ 3D Block Letter” , a pesquisa pode retornar diversas opções , mas verifique se as letras são da designer Loni.
01 02 03
Após localizarmos e fazer o processo de compra do arquivo de letras, fazemos o download dos arquivos adquiridos pelo programa  Silhouette Studio.
 Em seguida localizamos a letra escolhida em nossa biblioteca do SS e abrimos a mesma. Notem que algumas letras vem com a proporção de tamanho diferentes entre si, nesse caso é interessante deixar o corpo das letras com o mesmo tamanho.
Eu como utilizo a versão Designer Studio, faço o uso das linhas de guia para definir o tamanho do corpo das letras.
04
Mas existe uma alternativa para quem utiliza a versão free, que seria criar um retângulo com a altura que deseja que o corpo da letra tenha e usar ele como medida padrão e ajustar o shape da letra até que o corpo da letra fique com a mesma dimensão da retângulo.
05
Após padronizar as letras, basta cortar as mesma.
MONTAGEM
Com as letras já cortadas e destacadas da base de corte, irei mostrar agora dicas básicas de como montar letras com retas , curvas e com retas e curvas.
LETRA E
Primeiro procuramos fazer todas a dobras e montar as letras sem fixar as partes, para verificar se não há alguma falha de corte ou está faltando peças.
06 07
Após a verificação, começamos a colar as partes em seus devidos locais. Para isso utilizo fita dupla-face, que pode ser a de rolo ou a de aplicador.
08
Começamos colando as bordas em volta da forma do E , para facilitar, lembrando de tomar o cuidado de colar na posição correta , pois as abas tem um lado menor , que fica no centro , fechando a perna menor do E.
10 09
Em seguida , montamos e colamos as bordas externas
12
Após fixar as bordas externas , fixo a lateral de traz da letra , deixando somente a tampa para fixar
13
Agora colamos a tampa com cuidado, para que ela fique alinhada com o perfil da letra. Pode acontecer de na primeira vez a letra fique desalinhada ou um pouco torta, mas com a o tempo e pratica, a alinhamento fica perfeito
Aqui está ela montadinha  =]
15 14
Como sempre, começamos verificando todas as partes da letra para detectar qualquer falha.
Em seguida, começamos a executar as dobras.
LETRA D
16
Marcado todas a dobras e após aplicar a fita nas abas triangulares , começo a colar a abas triangulares da parte curva.
17
Em seguida, colamos as abas triangulares uma por uma, procurando alinhar a peça a curvatura da forma da letra. Às vezes é preciso fazer ajustes onde já colamos, pois pode ocorrer de a peça ficar com pontas fora da linha da curvatura.
18 19
Procure sempre olhar os dois lados da letra para ver o alinhamento e apertar as abas triangulares para melhor aderência da fita.
20
Antes de colar a aba traseira , fixamos a aba do centro repetindo a mesma técnica de colar aba por aba triangular.
21
Após colar a aba traseira, começamos a face que será a tampa da letra.
Procure alinhar cuidadosamente a face para que as laterais fiquem certinhas, e cuidando para que fiquem bem fixadas.
Uma dica e sempre deixar as abas erguidas, pois com isso, conseguimos melhor pressão na hora fixar.
22
Após fixar todas as abas, nossa letra está pronta.
23 24
LETRA O
A letras que só tem curvas, costumam ser o terror das artesãs na hora de montar, pois não contem partes retas ou contém somente um pedaço reto.
Começamos sempre verificando as peças se está tudo o que e dobrando as abas.
25 26
Em seguida dobramos as abas triangulares e aplicamos fita dupla-face nelas.
Começamos a colar a aba com cuidado , para que acompanhemos o perfil da letra , sem deixar borda torta ou mau colada, sempre olhando por dentro e por fora.
27 28
Colamos a aba até o final, cuidando para que tudo fique alinhado.
Começamos a colar a borda interna.
29
Após colar as abas , aplique adesivo nas abas triangulares e na aba reta.
Lembrando de manter as abas mais levantadas para facilitar a colagem.
30 31
Colamos primeiro a aba reta, para que possamos manter alinhado a face na hora de colar.
Procuramos verificar sempre o alinhamento da face ao fazer o fechamento, para evitar que fiquem pontas ou a letra fique torta.
32
Após todo trabalho, está montado a nossa letra O.
35
DECORAÇÃO
Após montar as letras , preparei uma pequena decoração em Print & Cut , utilizando algumas imagens que fiz o rastreio com o programa da minha Silhouette .
36 37
As quais apliquei nas letras para dar um destaque mais assustador (claro que personagens de Halloween fofinhos)
40 41 42 38 39
Post feito pelo Rodrigo Acevedo, parceiro Silhouette da SerilonShop. Administrador do grupo “Universidade Silhouette” e do Blog: www.carolartesatelier.blogspot.com.br

 

Deixar uma mensagem